domingo, 21 de agosto de 2011

Ensolarado na Semana da Cultura de Itaobim

Ricardo Targino, como no seu curta-metragem, 
Ensolarado, deixou a família no sertão de
 Minas Gerais para poder estudar na capital.


O curta-metragem Ensolarado, de Ricardo Targino, foi escolhido pelo Festival de Locarno (Itália) entre diversos recebidos do Brasil para a competição de curta-metragens e exibido durante três dias com boa receptividade do público. A escolha dos premiados será neste fim-de-semana.
O projeto Ensolarado, conta Ricardo, nasceu no Natal de 2008, justamente quando foi ao Vale de Jequitinhonha, em Minas, para ver sua família – « ali escrevi esse roteiro sobre a saudade de casa, vivida por mim e transportada para a menina do filme. É um filme sobre as pessoas que mudam de vida e de mundo, guardam a lembrança de casa, mas sabem que nunca mais voltarão ».
« Recebemos recursos para curtas infanto-juvenil do Ministério da Cultura, a primeira apresentação foi no Festival de Paulínia, onde tive a oportunidade de ali levar a menina Ariana Oliveira, selecionada entre outras 30. « Filha de pais separados que vivem longe e criada pela avó, foi em Paulínia que ela viu pela primeira vez uma sala de cinema. »
Ricardo é jornalista de formação, pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez um doutorado de comunicação audiovisual, na Universidade de Barcelona, onde viveu seis anos. »
« Meu filme aborda um tema difícil, uma família que entrega a outra a filha para que possa estudar, mas isso num clima de generosidade e o curta trata desse momento da despedida, dentro de um quadro de esperança ».


Venha prestigiar Ensolarado na praça do Palco de Eventos, 05 de setembro, às 19h. 

Um comentário: